Staycation – O que é essa nova tendência do turismo
Nascido nos Estados Unidos em 2007, o staycation é uma modalidade de turismo criada para solucionar a crise econômica que assolava o país.
Alguns anos depois, essa modalidade também se popularizou na Inglaterra até que chegou no Brasil como uma medida que visava amenizar os impactos causados pela pandemia do COVID-19.
Afinal de contas, o turismo foi um dos setores que mais sentiram os impactos da pandemia, com um prejuízo global de mais de 126 bilhões de dólares. E, para sobreviver nesse cenário, foi preciso se reinventar.
Veja também
Day Use no Guapi Parque das Águas Clube
Day use no Rio Beach Club
Mas afinal, o que é de fato o staycation?
De origem inglesa, a palavra “stay” pode ser traduzida como “ficar, estar ou permanecer”, já a palavra vacation significa “férias”.
A união duas dá origem a uma modalidade de turismo que consiste em ficar de férias em casa. Ou seja, seu objetivo é incentivar atividades de turismo dentro da própria região onde as pessoas já residem.
Seja em seu bairro, cidade ou estado. Dessa forma, é possível aproveitar os pontos turísticos, as experiências gastronômicas e até mesmo as hospedagens, sem precisar se deslocar para longas distâncias.
Quer saber mais sobre essa modalidade? Então continue a leitura!
Por que fazer staycation?
O staycation é uma alternativa prática, econômica, segura e super divertida de explorar tudo de bom que existe em sua cidade ou cidades bem próximas.
Isso porque economizando com passagens, o turista pode investir mais em hospedagens, atividades culturais e experiências gastronômicas.
Nesse sentido, você pode,conhecer os museus, os teatros, as bibliotecas, as praças e os demais pontos turísticos da sua cidade.
E enquanto você estiver “turistando por aí”, aproveite também para fazer as refeições em diferentes restaurantes, provando comidas típicas e visitando desde locais mais refinados até aqueles com comida de boteco.
Por fim, quando falamos especificamente de hospedagens, o staycation permite ainda conhecer acomodações diferenciadas, aproveitar os hotéis com serviços de spa ou até mesmo ter uma fuga relaxante na rotina.
Além disso, como os gastos no staycation são bem menores, vale a pena também passar uma ou duas noites naqueles hotéis 5 estrelas desfrutando de todas as mordomias, mimos e luxos que você tem direito.
+ 13 hotéis românticos no Rio de Janeiro: opções para curtir a dois
Mas se você não quer abrir mão de uma boa noite de sono na sua própria cama, uma opção para deixar as suas férias em casa mais interessantes é conhecer aquelas cidades cheias de charme que ficam bem próximas a sua.
Esses roteiros normalmente são feitos em uma viagem curta, de um dia mesmo, naquele estilo bate e volta
Vale ressaltar ainda que, muitas vezes, ficamos tão presos às nossas rotinas e realidades que deixamos de admirar o local onde moramos.
Assim como nem todo francês conhece a Torre Eiffel, temos certeza que você também não conhece todos os pontos relevantes da sua cidade.
Por isso, essa é a oportunidade de olhar a sua volta sem os olhos do cotidiano, participando de mais ações e incentivando a economia local.
Você também pode envolver seus amigos, parceiros e familiares, assim as programações realizadas serão ainda mais divertidas!E então, bora conhecer o nosso entorno?
Vantagens do staycation
A maior vantagem do staycation é conhecer a sua própria cidade explorando museus, cafés e pontos turísticos que muitas vezes na rotina do dia a dia pode ser difícil de ser verdadeiramente apreciado.
Além disso, ele:
- Incentiva o turismo local;
- Requer pouco planejamento;
- É muito mais econômico do que turismo tradicional;
- Não gera estresses comuns como carregar muitas malas, enfrentar filas ou ficar horas esperando pelo seus voos em aeroportos;
- Pode ser feito mesmo sem estar realmente de férias, aproveitando os finais de semana e feriados para realizar as atividades;
- Você pode literalmente ficar na sua própria casa e sair apenas para apreciar pontos interessantes da sua própria cidade, fazendo passeios como um roteiro de visita cultural, igual turista faria;
- Mas se você preferir, também pode viver essa experiência numa casa diferente. Pode ser a casa de um amigo, parente, ou mesmo algo alugado, incluindo um quarto de hotel. Aliás, esse é um dos tipos mais populares de staycation nos EUA: conhecer hotéis, apartamentos, pousadas e resorts dentro da sua própria cidade.
- Tem cidades vizinhas próximas e interessantes? Com staycation, você também pode organizar uma escapadinha pra lá.
Day use pode ser considerado como staycation?
Aqui nesse site falamos muito sobre day use. Bom, para aqueles que não estão familiarizados com essa terminologia, a expressão day use é utilizada, normalmente, para descrever atividades e serviços diurnos, que não exigem a necessidade de um pernoite.
Esse tipo de serviço pode ser oferecido por parques, hotéis e pousadas. E incluem, por exemplo, massagens relaxantes, piscinas, SPA day e até a possibilidade de experimentar as comidas daqueles buffets deliciosos.
Mas, é importante ressaltar que o day use e o staycation não são a mesma coisa. Isso porque o staycation diz respeito a um período de descanso na sua cidade ou cidades bem próximas. No entanto, a experiência do day use pode sim estar contida no seu planejamento de staycation, como uma atividade desse período. Por isso, vale a pena ficar de olho nas opções oferecidas em sua cidade.
Vale a pena fazer staycation?
Embora essa seja uma consideração muito relativa e pessoal, por aqui, nós acreditamos que toda e qualquer forma de turismo ajuda as pessoas a fugirem da rotina, ampliarem seus horizontes e se desenvolverem.
E, para isso, não é preciso necessariamente ir para outro estado ou país, nem mesmo mergulhar de cabeça numa cultura diferente da sua.
O aprendizado pode estar ali, do seu lado, no trabalho artesanal do seu bairro, no museu da sua cidade e até mesmo naquele hotel, pelo qual você passa todos os dias, mas nunca pensou realmente em entrar.
Além disso, dependendo do seu momento financeiro e emocional, o staycation pode sim ser mais vantajoso do que as viagens tradicionais.
Por isso, a nossa conclusão final é que sim, vale a pena
Aproveita e conta para gente, caso você fosse fazer um staycation em sua cidade ou estado, qual seria a sua programação? E continue nos acompanhando para receber mais dicas e insights.